Missão

Realizar através de ações preventivas e de tratamento a diminuição da prevalência de doenças oculares, contribuindo para a melhora da condição de vida da população.

Histórico:

Segundo a OMS ? Organização Mundial de Saúde, cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontram-se nos países em desenvolvimento: uma enorme demanda reprimida em Oftalmologia, em diversos segmentos (refração, catarata, retinopatia diabética, baixa visão, glaucoma, entre outros), tanto pela dificuldade de acesso à assistência, como pela cobertura insuficiente do sistema de saúde e pela incapacidade da população mais carente completar o tratamento.

Dentre os 40 milhões de cegos existentes no mundo, 15 a 25 milhões poderiam ter evitado esse problema, segundo dados da WHO.

Considerando-se as conseqüências adversas da visão deficiente não tratada, em relação ao indivíduo e à sociedade, torna-se claro que a luta contra a cegueira se justifica por razões humanitárias, sociais e econômicas. A cegueira é a condição de maior prejuízo econômico dentre as causas de deficiência grave.

A sociedade paga preço alto pelo cuidado inadequado da visão. As conseqüências da visão deficiente, não tratada, afetam o comportamento social, causam acidentes de trabalho e roubam a confiança e a independência dos idosos.

Ressalta-se há muito que o mau desempenho visual dificulta o aprendizado e influencia negativamente a atividade normal do indivíduo. Muitos especialistas referem-se à importância da visão no processo de aprendizagem, estimando-a em 80% a 85%. No Brasil, segundo o Censo do IBGE/2000, os dados são os seguintes: 14,5% da população total apresenta alguma deficiência, sendo que as deficiências visuais representam 48,1%, ou seja, o equivalente a 11.8 milhões do total de deficientes, mais de 100% superior à segunda causa de deficiência.

A Fundação Eye Care nasceu com o objetivo de contribuir para melhorar esse quadro.  Sua missão é ?realizar através de ações preventivas e de tratamento a diminuição da prevalência de doenças oculares, contribuindo para a melhora da condição de vida da população?.

Para alcançar sua missão, a Fundação Eye Care desenvolve dois projetos, ?Meus Olhinhos? e ?Vi o Vovô Ver?.

Nossos Projetos









Visite Nossas Redes Sociais:  

facebook/eyecarehospitaldeolhos  
@fundacaooeyecare  
Blog Fundação