Objetivo:

Com foco no treinamento de educadores e cuidadores de crianças a partir de 2 anos e no ensino da triagem visual, identificamos em quase 25% dos casos a necessidade de tratamento oftalmológico clínico, cirúrgico ou simplesmente do uso de óculos. Na infância, a principal causa de redução de visão que pode ser prevenida é a ambliopia ou olho preguiçoso, quando não há desenvolvimento da visão apesar de o olho ser normal. Outras importantes causas de problemas oftalmológicos são a diferença de grau entre os olhos, estrabismo (olho torto) e opacidade de córnea ou cristalino (catarata).

No Projeto Meus Olhinhos, fazemos inicialmente a triagem da visão com tabelas apropriadas para crianças alfabetizadas ou não e, aquelas que apresentarem baixa de visão ou sintomas de outros problemas oftálmicos, são encaminhadas ao consultório médico.


Havendo necessidade, cirurgias, colírios e óculos são doados. Os óculos são confeccionados em armações e lentes de alta qualidade e resistência. Os pacientes beneficiados ainda contam com acompanhamento anual. Os problemas da visão são algumas das principais causas no atraso do desenvolvimento e do aprendizado infantil. Muitos dos pequenos pacientes diagnosticados com déficit de inteligência, déficit de equilíbrio e até mesmo autismo, precisavam, na realidade, apenas usar de óculos!




Objetivo:

A catarata é a principal causa da cegueira reversível em todo o mundo. Inicia-se principalmente após os 60 anos de idade e cerca de 70% da população acima dos 70 anos já tem necessidade de cirurgia. Normalmente, os pacientes associam a redução da visão a uma consequência normal do envelhecimento, mas, se a causa for a catarata, uma única cirurgia pode reestabelecer a visão aos níveis da adolescência.

As modernas cirurgias de catarata não necessitam de ponto, são feitas com ultrassom e uma lente dobrável é colocada em um inciso menor do que 3 mm, que, além de proporcionar a recuperação rápida da visão, muitas vezes diminui ou elimina a necessidade do uso de óculos pelo paciente.

No Projeto Vi o Vovô Ver também fazemos triagem da visão e os pacientes com baixa de visão são encaminhados ao consultório do oftalmologista, onde é realizado um exame completo, que inclui pressão dos olhos e retina, para detectar outras causas de redução da visão. Os pacientes que necessitam de cirurgia são operados com as técnicas mais avançadas disponíveis. Posteriormente, são acompanhados por 40 dias até a prescrição dos novos óculos ou a alta completa.



Visite Nossas Redes Sociais:  

facebook/eyecarehospitaldeolhos  
@fundacaooeyecare  
Blog Fundação